Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

OS IDEIAIS POR TRAS DAS REIVINDICAÇÕES

 



Primeiramente quero falar que meu intuito não é difamar meus colegas estudantes que se organizam para protestar, muito pelo contrário, a idéia é fazer com que se pensem o PORQUÊ de realizar qualquer reivindicação.


Olá pessoal, venho expor aqui algo que me deixou inquieto. Nesta semana minha sala foi alvo de um abaixo-assinado sobre o aumento da passagem de ônibus. Existiam três reivindicações: a primeira era sobre a redução da tarifa, a segunda era a de que “estudantes e desempregados devem ter passe livre” e a terceira era a estatização das empresas de ônibus, algo que nesse texto eu não irei nem comentar, mas abro espaço para comentários.
Antes de dissertar quero falar que não tenho nenhum vinculo e nenhum aborrecimento com nenhuma organização que será citada.
A redução da tarifa é algo que existe um breve estudo, aqui em Fortaleza, por exemplo, a passagem custa 2,00 R$, antes do aumento era 1,80 R$ e em outra capital do nordeste, se não me engano Salvador a tarifa é de 3,00 R$. Eu não sei em Salvador, mas aqui em Fortaleza o transporte público é um caos. Em minha opinião, se a tarifa fosse aumentada e a qualidade também, eu não veria problema, todavia a passagem aumenta e a “qualidade” continua a mesma.
Agora o ponto ao qual eu queria chegar é sobre a segunda reivindicação. Desempregados seria um caso a parte para estudo, por outro lado estudantes não pagarem tarifa já seria algo que eu refuto, até porque grande parcela de usuários do sistema de transporte público são de estudantes. Digamos que você leitor desse artigo venha à ser um dono de uma empresa de transportes. Você não acha mais do que justo pagarem à você o que é usado? (não tenho vinculo com nenhuma empresa de ônibus)
Mas o grande clímax desse texto citarei agora. O abaixo-assinado deve ter surgido de alguém ou de algum grupo. Tudo bem até ai. A coisa mais certa que eu já ouvi em minha vida é que “as pessoas só fazem as ‘coisas’ devido seu interesse” (desculpem a utilização da palavra “coisa”, mas se fez necessário). Não é a toa que essa idéia do abaixo-assinado deva ter saído de estudantes e que em minha sala 90% das pessoas assinaram. Se pensarem o contrário é claro que eu ofereço 100% do meu respeito e queria ler opiniões sobre isso, todavia se alguns falarem que o grupo está voltado em ajudar a sociedade, então por que não fazer campanhas com intuito de alimentar pessoas famintas? (não tenho nenhum vinculo com grupo filantrópico algum)
Antes que eu esqueça, outra coisa que eu queria indagar, começando antes com a breve historia sobre o aumento da tarifa que eu deveria ter falado antes. Foi-se anunciado que a tarifa aumentaria na quarta-feira de cinzas. Ai eu questiono por que se esperou todo esse tempo para fazer um abaixo-assinado ou reivindicações se tudo isso poderia ter sido feito antes? A resposta que eu encontrei depois de ter pensado muito é a de que o CARNAVAL não poderia ter sido perdido né?! (aliás, perdi metade de meu carnaval fazendo trabalho de TGA), entendo também que as pessoas merecem devido descanso, e que a reivindicação não teria apoio suficiente diante dessa situação, mas talvez a reivindicação se faria necessária no momento em que foi proposto o reajuste, pelo menos o que eu penso.
Antes de assinarem ou fazerem qualquer protesto, vejam os ideais que estão intrínsecos.
Lembrando mais uma vez que eu não tenho vinculo com nenhuma organização aqui citada, muito menos com a prefeitura de Fortaleza para os que acharem isso.
Queria que todos que acharem  que minha opinião contém algum equivoco, expressassem suas opiniões a favor ou contra, lembrando sempre que a ética em primeiro lugar e que o blog não tem responsabilidade alguma em algum comentário preconceituoso ou indelicado.
                              @rodrigostaff

Nenhum comentário:

Postar um comentário